Program Coordinator

CIEE - Aquatic Ecosystems and Sustainability
O Council on International Educational Exchange (CIEE) é uma organização sem fins lucrativos que promove a educação e o intercâmbio internacional. Foi fundada em 1947 e está sediada nos Estados Unidos. A organização está sediada em Portland, Maine.
Através dos seus diversos programas, o obejctivo central do CIEE é as pessoas a adquirir conhecimentos e desenvolver competências para viver num mundo globalmente interdependente e culturalmente diverso.
Através do programa Aqutic Ecosystems and Sustainability, sediado em Lisboa, são realizadas semanas de estudos que promovam uma cultura ecológica e sustentável nos estudantes acompanhado de uma dimensão social e humana.
Formações

Companhia Olga Roriz
Estágio realizado na COR. Durante esta formação tive a oportunidade de participar no processo criativo do espetáculo A Cidade, dirigido e coreografado pela autora. Fui convidado a fazer propostas artísticas e a debater com o restante equipa a temática problematizada.
Durante este estágio também tive oportunidade de participar em diversas aulas de movimento e de dança com bailarinos e formadores da companhia.
Desenvolvi uma linguagem de movimento própria e iniciei-me na exploração das potencialidades do meu próprio corpo, percebendo o seu carácter performático.

Companhia de Teatro de Almada
Estágio realizado no Teatro Joaquim Benite, no âmbito do espetáculo Negócio Fechado, dirigido por Rodrigo Francisco.
Tive oportunidade de acompanhar todo o processo artístico e de participar na peça como ator.

O Sentido dos Mestres
O sentido dos Mestres faz parte da programação anual do Festival de Teatro de Almada. Assenta na partilha das experiências de criadores com um percurso artístico reconhecido, no sentido de dotar as gerações vindouras de conhecimentos que possam contribuir para o desenvolvimento das suas carreiras.
Estes dias de formação apresentação componentes teóricas e práticas.

PELE - Curso de Facilitador, Criação Artística Comunitária
Esta formação está integrada no projeto europeu RE.STO.RE e foi implementado pelo coletivo artístico PELE, no sentido de promover a difusão de práticas artísticas comunitárias como um meio efetivo para a inclusão social e para a participação cívica de grupos de risco.
Assim, durante sete meses, tive a oportunidade explorar e refletir sobre procedimentos de criação coletiva, compreendendo as potencialidades de determinadas práticas artísticas na promoção de processos de transformação tanto individuais, como coletivos.
A primeira parte do curso foi composta por uma série de aulas teórico-práticas sobre ferramentas de facilitação que levem à ativação cívica e política das comunidades por meio de processos artísticos participativos. Estas aulas estavam divididas em quatro módulos: Práticas Artísticas Comunitárias, Metodologias Teatrais, Cruzamentos Disciplinares e Desenho e Implementação de Projetos.
A segunda parte desta formação correspondeu com experiência em contexto comunitário onde foi possível pôr em prática as ferramentas que fomos adquirindo ao longo do curso.
Alguns dos formadores: Hugo Cruz, Marco Paiva ou Maria João Mota.